Tomates assados

tomates assados semi secos 5 Tomates assadosOs tomates assam rápido e, depois de prontos, podem ser usados em uma variedade de pratos à sua escolha.

tomates assados semi secos 8 300x200 Tomates assadosIngredientes

12 tomates maduros

Sal

¼ de  xícara (50 ml) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

2 colheres (chá) de açúcar

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de orégano seco

1 colher (sopa) de manjericão seco

½ colher ( chá) de pimenta vermelha em flocos (opcional)

¼ colher (chá) de pimenta preta moída na hora

Folhas frescas de manjericão, picadas

Modo de Preparo

Corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento, retire as sementes mantendo o miolo. Arrume-os em uma assadeira grande, com a parte do corte voltada para cima, formando uma só camada. Coloque uma pitada de sal em cada pedaço. Reserve.

Preaqueça o forno a 400°F (200°C).  Em uma tigela pequena, coloque o azeite de oliva, o vinagre balsâmico, o açúcar, o alho e misture bem. Acrescente o restante dos ingredientes com excessão do manjericão fresco, picado. Despeje a mistura sobre os tomates. Leve para assar por 30 minutos ou até que os tomates comecem a caramelizar e fiquem levemente murchos.

Retire do forno e deixe descansar 10 a 15 minutos, ainda na assadeira, para concentrar o sabor. Se necessário acrescente mais sal. Cuidadosamente transfira-os para uma travessa. Salpique as folhas de manjericão por cima e sirva morno ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 24 pedaços

Sugestão: Coloque os tomates em vidros esterilizados e guarde na geladeira. Use em pastas (massas) sandwiches, saladas e maionese. As folhas de manjericão devem ser colocadas no momento de servir.

Dica: Cubra os tomates com pedaços de queijo feta ou provolone, folhas de manjericão picadas e sirva por cima de torradas.

http://www.omundoculinario.com

 

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend