Pão Irlandês

pão irlandes Pão IrlandêsO pão Irlandês é muito popular por toda Irlanda. É um tipo de pão rápido, no qual o fermento próprio dos pães é substituído por bicarbonato de sódio. Ainda quentinho é delicioso com manteiga ou geleias. No dia seguinte, é perfeito com sopa ou salada.

 Ingredientes

2 ¼ xícaras ( 360 g) de farinha de trigo

½ xícara (75 g) de farinha de trigo integral

⅓ de xícara de farinha de aveia

1 colher (chá) de sal

1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

6 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada, cortada em pedaços pequenos

½ xícara (125 g) de iogurte natural

½ xícara ( 125 ml) de leite misturado com 1 colher (chá) de suco de limão

Modo de Preparo

Forre com papel impermeável o fundo de uma assadeira retangular ou redonda média.

Em uma tigela grande, coloque as farinhas, o sal, o bicarbonato de sódio e misture bem. Acrescente a manteiga em pedaços e misture com as pontas dos dedos até transformar em uma farofa. Adicione o iogurte, o leite com limão e misture rapidamente até formar uma massa macia e levemente grudenta.

Retire a massa da tigela e coloque em uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Forme uma bola e achate levemente. Com uma faca amolada, faça dois cortes em formato de X na superfície da bola. Polvilhe levemente com farinha de trigo. Cubra com um pano leve e deixe descansar por 20 minutos (a massa não aumentará de tamanho). Enquanto isto, preaqueça o forno a 400°F – 200°C.

Coloque o pão na assadeira preparada. Leve para assar por 35 a 40 minutos até a surperfície dourar e formar uma crosta grossa. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

Rendimento: 1 pão

Sugestão: Recheie a massa com uva passa ou outra fruta seca preferida.

Dica: Guarde as sobras do pão embrulhado em filme plástico ou vasilhas bem fechadas por um a dois dias. No momento de servir, corte em fatias e esquente na torradeira.

 

 

 

 

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend