Lombinho de porco asiático

1411 300x200 Lombinho de porco asiáticoO lombinho de porco é uma carne de sabor suave e quase não necessita de temperos; por outro lado, também aceita uma variedade de marinados e molhos. Se você gosta dos sabores da cozinha asiática, nesta receita os ingredientes dizem tudo!

Ingredientes:

1 peça (550 g) de filé de lombo de porco

¼ de xícara (45 g) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de gengibre ralado

2 dentes de alho amassados

½ colher (chá) de five spices powder (veja dica)

2 ½  colheres (sopa) de óleo de gergelim

2 colheres (sopa) de vinagre de arroz

⅓ de xícara (75 ml) de molho de soja

Modo de Preparo

Carne: retire qualquer excesso de gordura da carne. Lave rapidamente sob água corrente e seque com papel toalha. Coloque em uma vasilha de vidro ou cerâmica (você também poderá usar um saco plástico) e deixe de lado.

Marinado: em uma tigela pequena, coloque o açúcar mascavo, o gengibre, o alho amassado, o five spices e misture bem. Acrescente 2 colheres (sopa) do óleo de gergelim, o vinagre e o molho de soja. Misture com um garfo ou batedor de mão até o açúcar dissolver. Despeje sobre a carne, cubra com um filme plástico, leve à geladeira por no mínimo 1 hora (de vez em quando, regue a carne com o marinado).

Forre uma assadeira média com papel alumínio grosso ou 2 folhas de alumínio fino; unte o centro do papel com o restante do óleo de gergelim e deixe de lado. Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 35 a 45 minutos.

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Transfira a carne para o centro da assadeira preparada. Levante as beiradas do papel em volta da carne formando uma canoa; despeje metade do marinado sobre a carne e leve para assar por 45 a 50 minutos, até a carne estar macia (na metade do tempo, regue a carne com o líquido da assadeira).

Em uma panela pequena, coloque o restante do marinado e leve ao fogo moderado. Deixe ferver por três a cinco minutos ou até formar um molho ligeiramente grosso.

Retire a carne do forno e pincele o molho sobre ela. Deixe descansar por 5 minutos. Corte em fatias e sirva, acompanhada de arroz, massa ou salada.

Rendimentos: 4 a 6 porções

Sugestão: o lombinho pode ser assado em uma assadeira com grade e também em churrasqueira, regando  sempre com o marinado.

Dica: five spices powder (cinco especiarias em pó) é uma mistura chinesa preparada com canela, cravo, anis-estrelado, sementes de erva-doce (funcho) e pimenta branca. O lombo de porco nos supermercados americanos é encontrado com o nome de Pork Tenderloin (original) e já vem limpo em embalagem fechada com 522g a 550 g.

Related posts

Comentários

Send this to a friend