Grão de Bico & Hummus Tahine

137 300x192 Grão de Bico & Hummus TahineAssim como os legumes, os grãos também fazem parte de uma dieta saudável; são ricos em fibras, proteínas e carboídratos.  O grão de bico é o meu favorito pelo sabor e verstilidade no preparo. Quando  junta com tahine, alho e limão e transforma em “hummus”, ele é super-star.    

Ingredientes:
1 xícara (180 g) de grão de bico cru
1 folha de louro
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de sal

Para o Hummus
2 a 2 ½ xícaras de grão de bico cozido
2 dentes de alho fatiados
½ xícara (120 ml) de pasta tahine ou tahina
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de cominho em pó
1 pitada de pimenta caiena (opcional)
Sal a gosto
Páprica, pimenta-do-reino ou salsinha picada

Modo de Preparo

Lave e coloque o grão de bico de molho em água de um dia para outro.

Escorra o grão de bico e lave novamente; coloque em um caldeirão ou uma panela grande e cubra com água, deixando um nível de água 3 a 4 cm acima dos grãos. Junte a folha de louro e os dentes de alho. Tampe, leve ao fogo alto e deixe ferver por 5 a 7 minutos. Com uma escumadeira, retire a espuma que formou na superfície. Tampe novamente a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos a 1 hora, até ficar macio; acrescente o sal. Retire do fogo e deixe o grão de bico repousar por 30 a 40 minutos. Descarte a folha de louro e o alho. Escorra o grão de bico e reserve ½ xícara da água  do cozimento.

Prepare o Hummus: No processador ou liquidificador, bata o grão de bico escorrido e o alho fatiado até formar um purê grosso. Os grãos podem ser batidos aos poucos, ligando e desligando o aparelho. Vá limpando as beiradas com a ajuda de uma espátula e, se necessário, acrescente aos poucos 3 a 4 colheres (sopa) da água do cozimento reservada. Adicione a pasta de tahine, o azeite, o suco de limão, o cominho, e bata até os ingredientes se juntarem e formar uma mistura homogênea. Tempere com a pimenta caiena, caso esteja usando, o sal e bata mais um pouco.

Transfira para uma vasilha e sirva em temperatura ambiente ou frio, polvilhado com páprica,  pimenta-do-reino ou salsinha picada.

Sirva com pão árabe, torradas, legumes crus e etc.

Rendimento: 8 a 10 porções      
                                             
Sugestão: se o grão de bico estiver bem macio, ao processar ou bater, ele desmanchará sem que seja necessário o uso de muita água do cozimento. A consistência do hummus deve ser de creme grosso. Guarde o hummus em vasilha bem tampada, na geladeira, por até 5 dias.

Dica: a pasta de tahine (tahina ou tahini) é feita com sementes de gergelim (sesame seeds) e pode ser encontrada em supermercados de comida natural ou mediterrânea. Existe diferentes marcas e diferentes sabores. Você poderá comprá-la preparada com sementes de gergelim pretas ou brancas com casca ou sem casca.

Related posts

Comentários

Send this to a friend