Beterrabas assadas

24 300x192 Beterrabas assadasAs beterrabas são subestimados vegetais, mas são doces e cheias de sabor. Se você acha que não gosta delas, tente prepará-las com esta receita. Assadas elas acentuam a doçura natural e ainda oferece um agradável contraste com o sal.

Ingredientes: 4 a 6 porções

4 beterrabas médias

1 cebola roxa pequena bem picada

1 colher (chá) de açúcar

Sal a gosto

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

1 colher (sopa) de suco de limão

2 colhers (sopa) de azeite de oliva

1 a 2 colheres (sopa) de endro fresco

100 g de queijo de cabra fresco cortado em pedacinhos

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Apare a parte do talo de cada beterraba deixando a raiz e a casca intactos. Lave-as bem e seque com papel toalha.

Coloque as beterrabas em uma assadeira ou forma com tamanho suficiente para acomodá-las bem próximas uma da outra (uso uma forma de pão de forma). Adicione 2 xícaras (500 ml) de água. Cubra com papel alumínio ou com uma tampa de panela.

Leve para assar por 30 minutos, retire do forno e destampe cuidadosamente; vire as beterrabas. Se necessário, adicione mais água para manter o nível original. Leve para assar por mais 20 minutos ou até ficarem macias. Faça o teste espetando com um garfo. Remova do forno, retire as beterrabas da forma e deixe esfriar por 10 minutos ou até poder tocá-las. Descasque-as com cuidado, puxando a pele com uma faca de ponta fina. Corte cada beterraba em fatia e retire as pontas da raiz.

Coloque as fatias em uma tigela grande e deixe de lado.

Em uma tigela pequena, coloque a cebola picada, o açúcar, o sal, o vinagre, o suco de limão e misture bem. Adicione o azeite e o endro fresco e misture mais um pouco.

Despeje o molho sobre as fatias de beterraba e misture delicadamente. Transfira para uma saladeira ou pratos individuais. Distribua os pedacinhos de queijo por cima, enfeite com galinhos de endro. Sirva ainda morna ou em temperatura ambiente.

Sugestão: o tempo para assar as beterrabas pode variar de acordo a maturacão. Escolha beterrabas novas e com um mesmo tamanho, assim elas assarão por igual.

Dica: use luvas descartáveis para descascar e cortar as beterrabas.

Related posts

Comentários

Send this to a friend