Patrulheiros descobrem 149 imigrantes escondidos em caminhão

Foto21 Imigrantes detidos Patrulheiros descobrem 149 imigrantes escondidos em caminhão
Durante a vistoria, os agentes mexicanos descobriram os 149 migrantes oriundos da América Central (Foto: El Sol de Zacatecas)

Entre os detidos encontrados no reboque do veículo, 62 deles eram crianças naturais da Guatemala rumo aos EUA

Autoridades mexicanas encontraram 149 migrantes oriundos da América Central viajando escondidos em um veículo na rodovia Las Choapas-Ocozocoautla. Além disso, a polícia prendeu 2 pessoas no estado de Tabasco, no sudeste do país, informou a Comissão de Segurança Nacional (CNS), no sábado (4).

Durante as inspeções aleatórias realizadas por agentes da Polícia Federal, em coordenação com o pessoal do Instituto Nacional de Migração (INM), eles resgataram os 149 migrantes da América Central “a bordo de um reboque em condições precárias e prendeu 2 pessoas em Tabasco”, Informou o CNS em um boletim oficial.

Segundo a agência, as detenções ocorreram quando os patrulheiros detectaram o reboque atrelado a dois semirreboques na rodovia Las Choapas-Ocozocoautla. Depois de solicitar a documentação correspondente do motorista e seu acompanhante, membros da corporação, com o apoio do pessoal do INM, realizaram uma inspeção detalhada na área de carga.

Durante a vistoria, os agentes descobriram os 149 migrantes oriundos da América Central. Todos eles, pessoas “de nacionalidades diferentes, que não possuíam documentos para comprovar sua entrada e permanência legal no território nacional”, dizia o texto.

Entre os 149 imigrantes centro-americanos interceptados pelas autoridades mexicanas estavam 77 adultos guatemaltecos, 62 menores do mesmo país, 6 adultos de Honduras, 3 adultos da Nicarágua e 1 adulto de El Salvador.

De acordo com a declaração oficial do CNS, os estrangeiros receberam proteção e segurança em todos os momentos. Além disso, todos foram interrogados pelos membros do INM, a fim de receber assistência consular e gerenciar o retorno assistido aos seus países de origem.

Além disso, o motorista e seu acompanhante foram postos à disposição do Ministério Público da Federação Mexicana, para continuar com as investigações correspondentes e determinar a responsabilidade deles no incidente.

Milhares de imigrantes ilegais atravessam o território mexicano a cada ano rumo aos Estados Unidos, mas durante a travessia estão expostos ao roubo, extorsão, sequestro e até mesmo assassinatos por gangues criminosas, assim como abusos por parte de autoridades corruptas.

 

 

Related posts

Send this to a friend