Mantena Global Care celebra 15 anos em NJ

Foto27 Aniversario Mantena Global Care  Mantena Global Care celebra 15 anos em NJ
Festa de 13º aniversário da Mantena Glocal Care na sede da ONG, em Newark

As celebrações acontecerão na The Liberty House, em Jersey City

No domingo (24), a partir de 1 hora da tarde, o Mantena Global Care celebrará no The Liberty House 15 anos de fundação e atuação em New Jersey. Os ingressos custam US$ 130 e podem ser adquiridos na sede da ONG, na 294 Ferry Street, no bairro do Ironbound, em Newark. Informações: (973) 344-1644. A The Liberty House fica localizada na 76 Audey Zapp Dr., em Jersey City.

“A sua presença será uma honra”, convidou Solange Paizante, coordenadora geral do Mantena Global Care.

No início era apenas um sonho. A mineira Solange Paizante veio visitar o irmão Joelson da Silveira em New Jersey e ambos perceberam no estado a grande oportunidade de ajudar as crianças carentes da periferia de Mantena (MG). Em 2004, o sonho começou a tomar forma na garagem da residência de Joelson, em Elizabeth (NJ), através da criação do, então, Projeto Mantena Ajuda, que Rosaly, Joelson, Anderson, Solange, Renato e Lelinho foram fundadores. A ideia original era apenas enviar coisas que sobravam aqui, como roupas, calçados, brinquedos, material escolar para as crianças carentes da periferia da cidade natal, onde Solange estava envolvida com algumas associações beneficentes. Depois de algumas experiências frustradas, veio a feliz parceria com a Fastway Moving que transportou muitas caixas, proporcionando felicidade a inúmeras famílias, principalmente  crianças.

Com a crise no envio de caixas ao Brasil, resultado do confisco de containers pela Alfândega nos portos brasileiros, a associação se viu no dever de realizar modificações em seus propósitos e criar novos desafios, desta vez nos Estados Unidos. A reestruturação começou pelo nome da associação que foi alterado para “Mantena Global Care” e, em seguida, muitas ideias surgiram.

Foram criados cursos a baixo custo em diversas áreas para custear as principais despesas,  a ajuda fundamental de voluntários e o envolvimento de  empresas. Atualmente, a agenda da associação é repleta de atividades e diversos cursos já foram ministrados ao longo da história: Cosmetologia,  corte e costura, pintura em telas, decoração com balões, decoração com frutas, preparação para quem deseja entrar no mercado de trabalho, apoio psicológico  individual ou familiar, apoio ao tratamento de câncer, através do grupo Viva a Vida, liderado por Zélia de Souza, aulas de cidadania americana  e sessões do Consulado Itinerante. Mas o que captou mesmo a atenção do Consulado, Banco do Brasil Américas e Caixa Econômica Federal foram as atividades infantis como:  Vamos aprender Português, Contadores de Histórias e Coral Infantil. Todas estas atividades aumentaram gradativamente o interesse das famílias a incentivarem seus filhos nascidos nos EUA a falarem a língua portuguesa e se envolver com a cultura brasileira. Atualmente, são dezenas de conselheiros, voluntários e profissionais, que movimentam uma das mais populares associações brasileiras operantes nos EUA.

 

Related posts

Comentários

Send this to a friend